quinta-feira, 24 de março de 2011

Notícias sobre a Orquestra Municipal de Congonhas

Pessoal a notícia é do ano passado mas acredito que muitos de vocês não puderam ou não chegaram a ler sobre a nossa orquestra nos meios de comunicação da região. Então vamos a eles:

- Site da Prefeitura Municipal de Congonhas:


Primeira apresentação da Orquestra e do Coral Arte na Escola
02/12/2010 18:42
Os integrantes do Coral e da Orquestra infanto-juvenil Arte na Escola realizaram a primeira apresentação em público, na quarta-feira, dia 1º, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Os 78 integrantes ensaiaram desde agosto para a apresentação. Clássicos de Mozart, Bach e pout pourri de músicas de Natal fazem parte do repertório. Na inauguração da Vila Natalina, na Romaria, dia 11, o grupo se apresentará às 21h.
O Coral é formado por 32 alunos. A Orquestra possui 46. Os integrantes, entre 8 e 16 anos,  participam de aulas de percepção musical, canto, teclado, violão, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, flauta soprano e tenor, clarineta, trompete e trombone.
Além de música, o Arte na Escola oferece oficinas de dança, desenho, teatro, bijuteria, bisqui e pintura em tecido e em tela. No encerramento das atividades em 2010, no dia 13, serão realizadas exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos e apresentações culturais na E. M. Engenheiro Oscar Weinschenck, às 18h.
“É uma satisfação muito grande ver os alunos progredirem a cada dia. Já tivemos crianças que foram para conservatórios e outras que decidiram pela faculdade de música. Não será surpresa se surgirem grandes músicos congonhenses”, afirmou a coordenadora do Arte na Escola, Kátia das Graças Souza, que lembra ter sido o Coral e a Orquestra algumas das metas colocadas quando do surgimento do projeto.
A Associação Congonhense de Artes (Acarte) e a Associação dos Artesãos, Artistas Plásticos e Produtores de Congonhas e Região (Uniarte) são parceiras do Arte na Escola.


Arte na Escola fecha o ano em grande estilo
16/12/2010 12:52
Os alunos da rede municipal de ensino participantes do Arte na Escola concluíram, na segunda-feira, 13, as atividades deste ano. O evento reuniu ainda pais e professores em uma noite de espetáculos. Foram expostos os trabalhos realizados pelas crianças durante o ano letivo, e realizadas apresentações individuais de instrumentos musicais, dança do ventre e balé. O encerramento ficou por conta da Orquestra infanto-juvenil Arte na Escola, que tocou, entre outras músicas, a Nona sinfonia, de Ludwig van Beethoven. 
Participaram do evento, na Escola Municipal Oscar Weinschenck, a coordenadora do Arte na Escola, Kátia das Graças Souza, o vereador Adeir dos Santos, a secretária de Educação, Rosane Moreira da Cruz e o prefeito Anderson Cabido. 
Os jovens que ingressam no programa aprendem música, dança, desenho, teatro, bijuteria, bisqui e pintura em tecido e em tela.  Participam alunos de 5 a 16 anos que estejam matriculados e com frequência regular no ensino da rede pública municipal.
A Secretária de Educação, Rosane Moreira da Cruz, disse que o leque de atividades do Arte na Escola é diversificado e possibilita o desenvolvimento das habilidades dos jovens. “Em uma cidade em que se respira cultura como Congonhas, os talentos são muitos. Cada aluno pode optar para aquilo que tem mais aptidão”.
O programa já obteve grandes resultados, como a criação do Coral e da Orquestra infanto-juvenil Arte na Escola.  O Coral é formado por 32 alunos. A Orquestra possui 46. Os integrantes, entre 8 e 16 anos,  participam de aulas de percepção musical, canto, teclado, violão, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, flauta soprano e tenor, clarineta, trompete e trombone.
A moradora do bairro Novo Rosário, Henriqueta Otoni Lara do Carmo é mãe da Luisa Lara do Carmo, de 10 anos. Luisa participa da Orquestra Arte na Escola e toca violino e flauta. “É uma emoção muito forte ver o desenvolvimento dela. O projeto é maravilhoso é valoriza o talento da criança”.

Sobre o programa
O “Arte na Escola” foi criado em 2006 com o objetivo de resgatar a autoestima pelo desenvolvimento da potencialidade dos estudantes da rede municipal de ensino. O Programa também contribui para a integração do estudante à sociedade, proporcionando a efetiva autonomia, além de criar condições de interação entre o educando e as diversas manifestações, regionais ou nacionais, do saber popular, relacionados com as artes. As crianças ainda resgatam valores éticos e morais, são incluídas socialmente e desenvolvem um senso de cidadania diferenciado, além do talento. 

- Blog do Projeto Garoto Cidadão

Parte da entrevista dada pelo Prof. Harley ao Blog, a integra da entrevista você confere aqui.
"Já neste ano de 2010 foi ainda melhor o Nilo Sergio junto com a Kátia (coordenadora do projeto) me chamaram para ser professor nas Escolas Municipais e também para dar aula de trompete. Isso foi muito bom porque eu nunca pensei que com apenas 16 anos eu já estaria começando minha carreira de professor. Neste ano tive várias conquista, pois comecei a dar aula, e também a fazer aula com o professor Tiago de São João Del Rei no PGC, nós do Arte na Escola demos inicio a uma orquestra que já esta fazendo algumas apresentações e também fui convidado pelo professor Tiago para tocar na Banda Sinfônica de São João Del Rei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário