sábado, 9 de abril de 2011

Tom, Semiton, Comas, Sustenido (#) e Bemol (b)



Semitom é a menor distância entre duas notas seqüenciais, que não admitem entre si um som intermediário. Por exemplo: o semitom é equivalente à diferença de altura produzida por duas teclas contíguas do piano.
O Tom é a maior distância entre duas notas seqüenciais, que admitem entre si apenas um som intermediário (semitom). É o intervalo correspondente a dois semitons.
Os intervalos entre mi e  e entre si e  são chamados de semitons naturais.

Coma é um intervalo musical. O intervalo coma é obtido dividindo o "espaço" de um tom em nove partes.

O intervalo de 1 tom (Dó Ré - Ré Mi - Fá Sol - Sol Lá - Lá Si) compreende os 9 comas. Portanto o intervalo de 1/2 tom corresponde ao intervalo de  4 comas e 1/2 (Mi Fá - Si Dó).

Portanto as notas musicais obtidas nestes intervalos só são possiveis de serem executadas nos instrumentos que não tem trastes ou teclas pois nestes os intervalos são de meio em meio tom.



sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação ( ♯ ) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. A palavra é usada como adjetivo para indicar entonação acima da altura constante da notação. O dobrado sustenido, (com a notação ) indica que a altura da nota que este sinal antecede deve ser elevada em dois semitons.
A presença do símbolo de sustenido produz modificações nas notas da seguinte forma:
(1) Se um sinal de sustenido marcar uma nota dentro de um compasso, todas as ocorrências seguintes dessa mesma nota dentro desse compasso deverão ser executadas em sustenido. Encerrando-se o compasso, as ocorrências seguintes dessa nota deverão ser executadas sem alteração.
(2) Se um sinal de sustenido aparecer na armadura da clave, todas as ocorrências da nota marcada ao longo de toda a música deverão ser executadas em sustenido. Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).



O bemol (\flat) é uma alteração que diminui meio tom a uma nota musical. O símbolo afecta todas as notas que se lhe seguem no mesmo compassao ou até haver um bequadro (acidente que desfaz o efeito do sustenido ou do bemol), tornando a nota natural.

Deslocações de tom ou acidentes: o sustenido (#), o bemol (b), o dobrado sustenido e o dobrado bemol. São representados sempre antes do símbolo da nota cuja altura será modificada e depois do nome das notas, cifras e tonalidades. Um sustenido desloca a nota meio-tom acima (na escala), um dobrado sustenido desloca o som um tom acima, um bemol desloca a nota meio-tom abaixo e o dobrado bemol desloca o som um tom abaixo. Por exemplo, pode-se dizer que um "Fá sustenido" (Fá#) é a mesma nota que um "Sol bemol" (Sol♭), porém, devido às características de cada instrumento (e à sua própria disposição da escala), o timbre pode variar. 
Uma vez que um sustenido ou bemol tenha sido aplicado a uma nota, todas as notas de mesma altura manterão a alteração até o fim do compasso. No compasso seguinte, todos os acidentes perdem o efeito e, se necessário, deverão ser aplicados novamente. Se desejarmos anular o efeito de um acidente aplicado imediatamente antes ou na chave de tonalidade, devemos usar um bequadro, que faz a nota retornar à sua condição natural.

Um comentário:

  1. Parabéns! Enfim alguém que sabe o que diz. Eu distingo perfeitamente a diferença entre um c# e um Db. Ah, eu toco baixo sem traste, e não su gênio.

    ResponderExcluir