sábado, 26 de março de 2011

Iniciação Musical

O som é chamado de ruído quando as vibrações são irregulares. Por exemplo, o som de uma batida na mesa, ou o som de um estalar de dedos. Sendo estas vibrações regulares, diz-se que o som é um som musical. Por exemplo, o som de um piano, ou de alguém cantando.



O som tem quatro propriedades: duração, intensidade, altura e timbre.
 1. DURAÇÃO – é o tempo de produção do som. É indicado na escrita musical pelas figuras de ritmo e pelo andamento, que veremos mais adiante.
 2. INTENSIDADE – como já foi estudado, a intensidade é determinada pela amplitude da vibração. É a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco. É indicada na escrita musical através dos sinais de dinâmica.
  3. ALTURA – determinada pela freqüência da vibração (Hz), essa é a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo. Indica-se a altura, na escrita musical, pela posição da nota no pentagrama (pauta) e pela clave.
  4. TIMBRE – é o que nos permite reconhecer de cada som a sua origem. Se ouvimos o som de um violino,o reconhecemos pelo timbre. Sabemos, mesmo sem vê-lo, que é um violino, e não um piano, por exemplo.
 Todo e qualquer instrumento tem todas as quatro propriedades, exceto alguns instrumentos de percussão, como tambores, castanholas… que não possuem altura. Não se pode determinar se uma castanhola está soando grave ou aguda, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário