O conteúdo programático da disciplina de percepção musical prevê as bases e o amadurecimento dos conhecimentos da área de música, as aulas serão realizadas vez por semana, nas quais o cuidado com as diferenças individuais de tempo de aprendizado e particularidades físico-motoras dos alunos é um dos pontos importantes a serem observados pelo professor.
O objetivo das aulas é desenvolver no aluno a percepção auditiva e a memória musical, mais apurada através de jogos, atividades e exercícios. O aluno na disciplina de irá pesquisar, explorar, interpretar diversos sons e procedências em um contexto predeterminado pelo professor.
O objetivo maior é desenvolver o conhecimento e habilidade de se fazer música criando nos jovens e crianças consciência de seus valores culturais e ainda possibilitando um contato maior com a arte universal da música. Por tudo isso, os conteúdos a serem apresentados a seguir não devem jamais, serem vistos como simples exercícios ou meros passatempos preparatórios, em nenhum instante de seu uso. Eles são potencialmente laboratórios de possibilidades. Se alguns parecem brincadeiras, artefatos inofensivos são apenas dissimulação, pura artimanha dos educadores, para induzir o educando a internalizar e vivenciar os conteúdos musicais! As atividades representam instantes de invenções, momentos de suspensão de certezas, oportunidades inusitadas de contato vivo consigo em relação ao mundo... São verdadeiras estratégias de formação de seres musicais, das músicas de que existem e daqueles que, como esperamos, eles serão internamente chamados a criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário